6/12/22 às 15h11 - Atualizado em 6/02/23 às 16h37

CGDF lança Manual de Processo Administrativo Disciplinar inédito

 

A condução acertada das apurações nos processos disciplinares garante a correta aplicação da lei, protegendo o interesse público e combatendo a corrupção

 

A Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF) lança, nesta terça-feira (6/12), como parte das ações da Semana de Combate à Corrupção da CGDF, publicação inédita no Distrito Federal que vai orientar os servidores do DF que atuam na área disciplinar. É o Manual de Processo Administrativo Disciplinar (PAD), ferramenta que traz esclarecimentos de dúvidas recorrentes entre aqueles que trabalham na área correcional, com base na Lei Complementar n° 840, de 23 de dezembro de 2011, que traz o regime jurídico dos servidores públicos civis da administração direta, autárquica e fundacional do Distrito Federal.

 

Acesse o Manual de Processo Administrativo Disciplinar (PAD)

 

O documento pretende ser um guia para as comissões processantes, em especial para aqueles servidores que são designados para fazer parte de comissões de processo administrativo e não têm experiência na área. Organizado por índice, o Manual de PAD traz um breve histórico da legislação referente à área disciplinar no Distrito Federal, além de noções de Direito Administrativo. O documento organiza as infrações disciplinares propostas pela Lei Complementar nº 840/2011, facilitando a consulta das punições que podem ser adotadas e dos casos em que elas se aplicam.

 

O controlador-geral do Distrito Federal, Daniel Lima, ressalta que o Manual de PAD é um importante instrumento no combate à corrupção, já que torna a atuação da administração pública mais exata e eficaz. “O Manual vem para auxiliar os servidores que atuam na área disciplinar quanto a aplicação correta da Lei 840/2011 no que diz respeito à prevenção e à repressão de prática de ilícitos por agentes públicos. A condução acertada das apurações nos processos disciplinares garante a correta aplicação da lei e, consequentemente, a responsabilização dos infratores, protegendo, o interesse público e combatendo a corrupção”, afirma.

 

O documento também explica sobre a sindicância e o processo disciplinar; sobre o funcionamento da comissão processante e sobre o afastamento preventivo, trazendo um passo a passo das fases processuais no Processo Administrativo Disciplinar.

 

O Manual de PAD é uma demanda antiga e recorrente dos servidores que atuam na área, como explica a subcontroladora de Correição Administrativa da CGDF, Ismara Roza: “Desde a publicação da Lei Complementar nº 840, em 2011, os servidores que trabalham com correição administrativa não contavam com nenhum instrumento destinado a orientar sobre a correta aplicação do regime jurídico dos servidores públicos do DF. De forma inédita, a CGDF tomou a frente e elaborou esse Manual, que, agora, será referência quando o assunto for processo disciplinar no âmbito do Distrito Federal”, explica.

0 0 votes
Article Rating

Portal de Correição do Distrito Federal

CGDF

Anexo do Palácio do Buriti, 12º andar, sala 1200. - CEP: 70075-900

0
Would love your thoughts, please comment.x